A Toca do Túlio

Maio 12, 2010

Papa: GNR ensina forças inglesas, incluindo Scotland Yard

Filed under: Sem-categoria — tuliohostilio @ 6:41 pm

O major Barreto, da GNR, fala por estes dias mais inglês que português. É «anfitrião» em Fátima de 11 oficiais de várias forças inglesas, que estão a ter lições para quando o papa Bento XVI visitar o Reino Unido, em setembro.
Desde terça feira que a Scotland Yard e polícias distritais acompanham como foi preparada e está a decorrer a operação de segurança da deslocação de Joseph Raztinger a Portugal, onde permanecerá até sexta feira.
As visitas de líderes da religião católica a um território maioritariamente anglicano não são frequentes. E apesar de não se esperarem multidões, já se contam com riscos de um país que tem sido alvo de muitas ações terroristas.
«[a Inglaterra] Não terá multidões, mas terá riscos certamente diferentes dos que aqui existem. Até porque a Inglaterra em termos de exposição a situações terroristas será mais periclitante que o nosso país», lembrou à Lusa.
Os oficiais estão a receber informação e a colher experiências sobre o policiamento de grandes eventos, como está a «suceder em Fátima».
 
A escolha dos «professores» é explicada pelo responsável como o reconhecimento da GNR, «quer no campo das missões internacionais, quer do policiamento de grandes eventos».
«A GNR tem experiência e é considerada como um ‘case study’ de sucesso», garantiu.
As perguntas feitas até agora não se desviam do ‘guião’ que os próprios portugueses utilizam quando aprendem com seus os parceiros internacionais: «qual o conceito de operação; o porquê de ter tomado determinadas decisões em detrimento de outras e cuidados e precauções» nesta situação específica.
No decorrer da visita, a partir das 17:00 de hoje, é que poderão surgir «questões ou dúvidas mais pertinentes e interessantes», ou seja, que fujam à norma das questões debatidas entre polícias e militares.

Diário Digital / Lusa 12/05/2010

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

site na WordPress.com.

%d bloggers like this: