A Toca do Túlio

Maio 10, 2010

Louvor à GNR

Filed under: Forças de Segurança — tuliohostilio @ 7:29 pm

MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA

Gabinete do Ministro

Louvor n.º 244/2010

 Dando pública expressão ao profundo reconhecimento que lhe é inteiramente devido, louvo a Guarda Nacional Republicana (GNR) pela forma notável como tem cumprido as missões nacionais e internacionais que lhe foram atribuídas, prestigiando o País e honrado todos quantos ao longo de quase um século nela serviram.

Afirmando -se em todas as circunstâncias como uma força credível e de grande mérito, a destacada acção colectiva dos contingentes enviados para missões nos teatros de operações de Timor-Leste, do Iraque e da Bósnia -Herzegovina tem sido fundamental para o reconhecimento internacional do seu desempenho e a consolidação como instituição de referência entre forças congéneres.

Também a qualificada participação individual de militares da Guarda em missões como observadores ou colaboradores de organizações internacionais em Angola, no Kosovo, na Roménia, na Macedónia, no Haiti, na Libéria, na Costa do Marfim, na Geórgia, na Palestina e na República Democrática do Congo justificam o apreço em que é tida a presença da Guarda além -fronteiras, e os reiterados convites que lhe são dirigidos para participar noutras operações multinacionais.

Determinantes para a projecção da imagem da Guarda e do papel desempenhado pelo nosso País no apoio às nações em vias de desenvolvimento são, igualmente, as acções de formação levadas a cabo pelos militares da Guarda no âmbito da cooperação técnico -policial junto das forças de segurança dos Estados que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da Região Administrativa Especial de Macau. O exemplar comportamento dos elementos da Guarda e a constatação da qualidade do seu trabalho têm levado à adopção, por parte das forças dos países lusófonos, dos seus modelos organizativos e funcionais e dos princípios em que assenta toda a sua actividade, assim ajudando ao reforço dos laços que unem estes países a Portugal.

Os altos padrões de excelência atingidos pela Guarda em missões internacionais têm sido possíveis graças não só à competência e qualificação dos seus profissionais, mas sobretudo à extraordinária capacidade demonstrada pelos homens e mulheres que nela servem para interagir e dialogar com povos de outras nações. Verdadeiros embaixadores do País e praticantes da diplomacia do afecto junto das populações, são dignos representantes daqueles que, no passado, difundiram a nossa cultura, a nossa história e os nossos valores pelos quatro cantos do Mundo.

Mas a Guarda não esgota na componente operacional o seu engenho para a divulgação externa do valor do militar português: também na vertente lúdica constitui um instrumento de eleição para a difusão da cultura e da arte nacionais. As actuações da Banda e da Charanga a Cavalo em festivais de música militar, em particular as exibições na Alemanha, no Brasil, na Bélgica, em Espanha, em França, na Holanda, em Inglaterra, em Itália, no Luxemburgo e na Suíça, conjuntamente com grupos pertencentes a forças armadas e de segurança de outros países, têm sido sempre consideradas de qualidade inigualável, surpreendendo pela inovação, pela criatividade e pelo primor técnico evidenciados.

Por tudo quanto fica expresso, é da mais elementar justiça considerar que os serviços prestados pela Guarda Nacional Republicana (GNR) se traduzem em altíssimo prestígio para Portugal, deles tendo resultado honra e lustre para o País, devendo, por isso, ser publicamente classificados como extraordinariamente importantes, relevantes e distintíssimos.

 20 de Abril de 2010. — O Ministro da Administração Interna, Rui Carlos Pereira.

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

site na WordPress.com.

%d bloggers like this: