A Toca do Túlio

Dezembro 4, 2008

Ataque nuclear ou biológico considerado provável por comissão do Congresso dos EUA

Filed under: Segurança e Justiça — tuliohostilio @ 9:36 pm

A ameaça de atentados terroristas perpetrados numa grande cidade com recurso a armas nucleares ou biológicas está a aumentar, particularmente nos EUA, segundo um relatório de uma comissão do Congresso norte-americano.

“A margem de segurança da América diminui”, revela um relatório preliminar, ainda não tornado público, da Comissão sobre Prevenção da Proliferação das Armas de Destruição Maciça e do Terrorismo, uma instância bipartidária criada pelo Congresso, citado hoje pelo diário norte-americano “The Washington Post”, que teve acesso a este documento.

“Sem medidas muito rápidas e muito firmes, é mais que provável que uma arma de destruição maciça venha a ser utilizada num atentado terrorista, algures no mundo, até ao fim de 2013”, estima a Comissão, que interrogou mais de 200 especialistas desde Maio, para poder entregar as suas conclusões ao Congresso (que encomendou o relatório no ano passado) e ao Presidente eleito Barack Obama.

O documento conclui que é mais provável os terroristas obterem material para um ataque biológico do que comprarem ou roubarem armas nucleares. Mas diz também que a ameaça nuclear cresce rapidamente, em parte devido ao aumento da oferta global de material e tecnologia nucleares.

O relatório exorta aliás Obama a tomar rapidamente “medidas consequentes” para reduzir este tipo de ameaça terrorista. Além de dizer que “o terrorismo nuclear é uma catástrofe prevenível”, pede medidas agressivas para dar segurança a stocks não guardados de material para armas nucleares, como urânio e plutónio.

O Paquistão é apontado pelos especialistas devido aos grupos terroristas que aí estão refugiados, ao seu arsenal nuclear e à sua histórica instabilidade política.

In Público Online de 04/12/08

2 comentários »

  1. O mundo anda louco e já tudo é possivel, francamente não sei onde vamos parár,
    mas olho por olho parece não resultar
    Saudações amigas

    Comentar por c valente — Dezembro 4, 2008 @ 10:41 pm | Responder

  2. É escusado andar-se sempre a gritar “lobo!” porque quando ele aparecer ninguém toma o aviso por sério.
    A possibilidade de um ataque terrorista de grandes dimensões é elevada em todo o mundo e não há maneira de o evitar, mesmo que uma dúzia de conspirações falhem ou sejam abortadas pelas autoridades de segurança um ocorrerá algures e onde menos se esperar.
    Não é um atentado radiológico ou nuclear que há que temer. Um ataque químico ou biológico pode ser tão ou mais destruidor, tudo de dependendo dos alvos visados.
    Agora, a grande probabilidade disto acontecer não deve servir de motivo para limitar as liberdades individuais e cívicas, nem para a instalação duma sociedade orweliana de vigilância, delação e medo.
    Às autoridades de segurança e ao poder político cabe velar por todos, dentro da lei e do espírito de liberdade que caracteriza a nossa sociedade. De outro modo corremos o risco de deixarmos de ser o que somos, para nos tornarmos naquilo que os nossos inimigos são.

    Comentar por M — Dezembro 9, 2008 @ 3:22 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

site na WordPress.com.

%d bloggers like this: