A Toca do Túlio

Novembro 17, 2008

Ministro da Administração Interna – Rui Pereira apresenta livro que arrasa a polícia portuguesa

Filed under: Sem-categoria — tuliohostilio @ 2:58 pm

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira,  vai estar na apresentação de um livro que afirma que a polícia está «mal preparada, desmotivada e sem condições de trabalho», havendo agentes que passam fome, com uma vida familiar desestruturada e problemas de saúde

O livro Polícia à Portuguesa, de Fernando e Mário Contumélias, é lançado hoje em Lisboa e traça um retrato «confrangedor» e «assustador» da PSP através das dezenas de entrevistas a elementos da corporação com diferentes estatutos profissionais, idades distintas e várias experiências.

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, já confirmou a sua presença no lançamento do livro, a qual será feita no Palácio Foz, em Lisboa, pelo social-democrata e antigo ministro da Administração Interna Ângelo Correia.

Segundo o livro, parte significativa dos agentes da PSP sofre de problemas «mais ou menos graves» de saúde ou de «foro psicológico» devido à dura profissão que escolheram, além de estarem sujeitos a regras «que não compreendem e consideram um impedimento ao correcto cumprimento da sua missão e que os torna alvo fáceis de sucessivos processos disciplinares ou criminais».

Segundo as entrevistas feitas por Fernando e Mário Contumélias, os agentes queixam-se também de «perseguições internas, de favoritismos, de partidarização da corporação e da influência militar».

O livro destaca que a PSP «esconde o exponencial número de suicídios dos seus agentes» e os psicólogos «não sabem como resolver os problemas dos elementos da corporação que os conduzem a este desespero».

Os agentes lamentam igualmente terem que fazer os serviços gratificados, pelo menos durante quatro horas à porta de instituições particulares (bancos, supermercados, embaixadas), tendo por base uma escala de serviço voluntária, mas que estão «obrigados» a fazê-lo para «conseguir sobreviver».

No livro, que pretende ser um retrato da polícia feito pelos próprios polícias, Fernando e Mário Contumélias defendem que «melhor polícia» não significa «mais polícia», mas sim «mais e melhor formação, acompanhada por meios modernos eficazes e suficientes».

Lusa/SOL 

2 comentários »

  1. Se fizessem um sobre a guarda não seri melhor

    Comentar por Zé da Fisga — Novembro 18, 2008 @ 1:06 pm | Responder

  2. não tarda e já caiu no esquecimento… ainda não percebi o que é que o sr.MAI foi lá fazer…

    Comentar por nelson — Novembro 19, 2008 @ 5:35 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

site na WordPress.com.

%d bloggers like this: