A Toca do Túlio

Maio 5, 2008

Polícia Judiciária II

Filed under: Segurança e Justiça — tuliohostilio @ 10:00 am


Director nacional acusado de manobra de diversão

PJ: funcionários de investigação criminal contra ideia de mudança de tutela 

Os funcionários de investigação criminal manifestaram-se hoje contra a mudança de tutela da Polícia Judiciária, contestando que a ideia surja num momento em que se devia estar a debater a problemática da criminalidade.

O director nacional da Polícia Judiciária (PJ), Alípio Ribeiro, admitiu em entrevista publicada hoje pelo “Diário Económico” a mudança de tutela daquela polícia do Ministério da Justiça para o da Administração Interna ou para um novo Ministério do Interior.

Contactada pela Lusa, a Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC) mostrou-se “radicalmente contra” esta ideia.

“Vamos mudar para quê? Não há estudos que mostrem que é melhor para a justiça em Portugal ou para a investigação criminal. Nem está provado que haja melhor coordenação entre polícias. A PSP e a GNR estão no mesmo Ministério e existe descoordenação entre elas”, comentou Carlos Anjos, presidente da ASFIC.

Discutir a criminalidade

Este responsável encarou a entrevista do director nacional da PJ como uma “manobra de diversão” relativamente aos problemas da criminalidade e em relação à “falta de meios” desta polícia.

“Sempre que há qualquer coisa que está estruturalmente mal pensa-se numa manobra de diversão. Estamos ainda em desacordo em lançar uma ideia destas numa altura em que se devia discutir o problema da criminalidade”, defendeu.

Carlos Anjos admitiu que na origem desta posição assumida por Alípio Ribeiro esteja o reconhecimento da “incapacidade” do Ministério da Justiça em resolver os problemas da PJ, enquanto tem havido uma aposta nas forças policiais tuteladas pelo Ministério da Administração Interna.

Tanto o Ministério da Justiça com o da Administração Interna se recusaram a comentar o teor da entrevista de Alípio Ribeiro.

In PúblicoOnline

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

site na WordPress.com.