A Toca do Túlio

Abril 24, 2008

Afinal……….

Filed under: Forças de Segurança — tuliohostilio @ 3:41 pm

“A verdade é como o azeite, acaba sempre por vir ao de cima, mesmo que as provas permaneçam camufladas acumulando teias de aranha, durante algum tempo.”

Fátima satisfeita com actuação da GNR um ano depois da saída da PSP

Políticos, dirigentes locais e população de Fátima concordam numa coisa: a passagem da PSP para a GNR na cidade-santuário trouxe mais segurança e maior estabilidade na relação com a comunidade. “Dantes, ouvíamos falar em assaltos mas agora ninguém já fala nada”, disse à Agência Lusa António Borges, proprietário de um café perto do Santuário de Fátima, que só tem elogios para os militares da GNR. “Eles são mais do que a PSP mas, além disso, parece que até têm outro cuidado. Não têm nada a ver com a imagem tradicional do GNR barrigudo e de bigode”. O empresário já teve de ir ao posto de Fátima para pedir informações sobre a circulação numa grande peregrinação e, mesmo aí, os comentários são positivos. “São atenciosos e muito prestáveis”, considerou.

Há exactamente um ano, o render da guarda na segurança de Fátima era feito entre a PSP e a GNR, no âmbito da remodelação das áreas de actuação daquelas duas forças. Na ocasião, Fátima era o ponto mais controverso dessa mudança de responsabilidades até porque a PSP tinha já um historial muito grande na cidade e era responsável pela vigilância das grandes peregrinações, com mobilização de meios adicionais.

A GNR entrou em Fátima com a responsabilidade de vigiar toda a freguesia e não apenas a cidade como sucedia com a PSP, contando com mais duas dezenas de homens, equipamentos novos, patrulhamento a cavalo e uma maior gestão das câmaras de videovigilância – que agora será completada com a legalização dos equipamentos no interior do Santuário.

Um ano depois, os elogios são unânimes, reconheceu Pedro Pereira, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Ourém, que destaca o esforço da GNR em colaborar com a comunidade local. “Acho que ficámos a ganhar com esta mudança porque eles entraram com outro tipo de postura, organização, mais meios e mais homens”, afirmou, considerando que, “após alguma resistência” parece que “houve outro empenhamento” das autoridades no diálogo com a comunidade local.

Posição semelhante tem a Câmara de Ourém, que elogia o trabalho da GNR no último ano, depois de anos de queixas de “falta de meios e de eficácia”. David Catarino, presidente da Câmara de Ourém, concorda que “houve um reforço de meios mas também uma intervenção qualificada de forma diferente”, tendo-se contribuído para uma “modificação radical nas condições de segurança e de acompanhamento do estacionamento”.

Catarina Rodrigues, moradora na cidade, concorda e diz que a imagem da cidade está melhor desde que chegaram os militares da GNR. “Já não há tantos pedintes e os assaltos diminuíram”, disse a residente. Já António Gonçalves, comerciante local, vai mais longe e diz que a GNR “mudou a maneira de ver de muita gente” porque afinal a “PSP não era assim tão boa como todos pensavam”. Mas, na sua opinião, para essa mudança muito contribuiu o reforço substancial de meios: “eles tinham de fazer aqui boa figura e por isso investiram tudo”.

O presidente da Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU), Francisco Vieira, também concorda que houve uma “melhoria qualitativa do serviço prestado à população”, com um “policiamento em todas as áreas da freguesia”. “É com agrado que nós vemos a intervenção da GNR e esperamos que se mantenha” até porque “em tudo aquilo que precisámos, e foi muito, eles têm sido inexcedíveis”, disse este dirigente local.

In Mirante Online

5 comentários »

  1. A verdade não é só como o azeite… a Verdade é como o sol que mesmo escondido pelas nuvens, está lá, à espreita, para um dia brilhar
    Abraço

    Comentar por Delfim Peixoto — Abril 24, 2008 @ 7:00 pm | Responder

  2. E, portanto, a GNR está de parabéns. E felicito os comandos e os agentes desde o menos graduado pelo êxito reconhecido pela população.
    Continuem a merecer boas referências. Honrem o lem Pela Lei e pela Grei.
    Cumprimentos
    A. João Soares

    Comentar por A. João Spoares — Abril 27, 2008 @ 5:00 pm | Responder

  3. Milagreeeeeeeee…
    abraços

    Comentar por heretico — Abril 27, 2008 @ 8:23 pm | Responder

  4. Pena é esta eficácia não ser alargada a todo o país. Basta sair à noite em Lisboa e ver o quanto deficiente a vigilância é…

    Comentar por Rafeiro Perfumado — Abril 27, 2008 @ 9:39 pm | Responder

  5. Afinal ainda existia o quarto milagre de Fátima,que só agora foi desvendado.
    E qual era?
    Para surpresa de todos, a salvação dos céus e da terra só pode estar na GNR.

    Comentar por antonio martins — Abril 29, 2008 @ 8:52 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: